segunda-feira, 6 de abril de 2015

Revoltado sem causa?

Faço parte de uma família extremamente opinativa e politizada, gostamos de brincar que os almoços que estamos todos reunidos sempre se torna um comício. Surge algum assunto aleatório e começamos a debater o mesmo, cada um de nós defendendo sua opinião com unhas e dentes como se sua vida dependesse daquilo. E existem todos os assuntos possíveis e imagináveis: Racismo, homofobia, direita ou esquerda, religião, faixa de bicicleta. São assuntos tão desconexos e variáveis que nem consigo listar muitos aqui.
E depois de todo um almoço regado de grandes argumentos de cada lado, sentamos na sala para seguir o debate, se você pensou que já tinha acabado se enganou ainda tem muito tempo de comício para acontecer. Em casos mais sérios trazemos o computador para aumentar o numero de argumentos, e isso se segue às vezes por toda  tarde.
Mas o importante de tudo isso é que ao final de cada uma dessas tardes sempre faço uma nota mental para pesquisar e voltar a pensar sobre cada um dos temas debatidos naquele almoço. O resultado disso é uma Luiza cheia de opinião e pensamento afincado para tudo, será que é tão bom assim ter tanta opinião?
São incontáveis às vezes em que me frustrei com alguma coisa (Em maiorias pessoas de figura publica) pelo simples fato de terem algum tipo de opinião contraria a minha. Já tive muitos “ídolos’’ perdidos por descobrir a pessoa a fundo.
Gosto de pensar que a opinião é como uma criança que cresce dentro de nós mesmos, vemos ela nascer como uma faísca, um mero segundo de pensamento e aos poucos ir crescendo e tomando varias rédias, vamos alimentando-a ate que seja algo muito importante para você, algo que vai defender com unhas e dentes.

Então será que é mesmo bom ser alguém cheio de opinião para dar? Ter tanta raiva e também tanto apreço por coisas que são apenas pensamentos é saudável?Às vezes acho que pensar e ter opinião sobre tudo nos torna mais um revoltado sem causa do que um ser realmente pensante.

Um comentário:

  1. Lu,
    todo esse debate todo se revela no seu blog, cada crônica sua tem algo a dizer, e isso é sempre bem legal. Claro que não podemos ficar só na opinião, temos também que agir, mas é bem legal refletir sobre o mundo. Senão ele nos domina mais que o necessário e a gente nem percebe.
    No mais, suas crônicas são bem escritas mas sempre precisam de mais uma revisão, Lu!!! Releia e veja.
    ah sim! as vezes em que brigamos são muitas... às vezes brigamos.
    deu para ver a diferença?
    Um beijo e ótimo trabalho!
    Lu

    ResponderExcluir