terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Como assim tribo?

 Por que será que todo roqueiro é obrigado a usar roupa preta e ser rebelde? Por que todo mauricinho deve usar blusa pollo com a gola alta? Por que será que todo hippie toca violão e usa faixa na cabeça? 
Para essa crônica eu tinha um tema proposto: Observar o mundo a minha volta e tentar questiona-lo, ou seja, lançar um olhar curioso para tudo isso que acontece em nosso dia-dia. E acabei observando as maneiras como acontecem grupos, divididos por: Gosto musical, gosto de literatura e ate mesmo classes sociais. Observei como pessoas com mesmos interesses se juntam e como nós sempre rotulamos elas dessa maneira de acordo com tais interesses e algumas vezes elas até querem ser vistas de tal maneira. Mas será que isso é apenas pessoa com mesmos interesses conversando? Ou isso já se tornou uma obrigação social?
 No meu dia-dia frequento um shopping o lugar onde vemos ser misturados milhares de pessoas, milhares de grupos diferentes e sempre observo como os adolescentes, em maioria, são divididos. Como tem sempre alguns padrões de estilo que não se misturam. Meus pais chamavam isso de “tribo” nunca entendi o que era uma tribo ate passar a conviver na cidade de São Paulo onde existem os mais variados tipos de pessoas e acredite por mais estranho que você seja você tem uma tribo e se não tem, terá.
 Mas por que será que fazemos isso? Por que rotulamos as pessoas e por que as mesmas parecem não se incomodar? Será que é legal ter uma caracterização como uma obrigação? Isso me confunde por que muitas vezes não conseguimos encontrar esses rótulos assim tão fáceis e não gosto de ver essas tribos como obrigações com regras, por exemplo, todo roqueiro deve ouvir somente rock? E essas tribos não se misturam? Não se pode fazer parte de duas tribos?

 Como assim tribo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário